Trabalhamos com todos os tipos de resíduos recicláveis: Papéis, papelões, plásticos e metais. Apresentamos soluções para a melhor produtividade, acondicionamento e destinação de resíduos com a utilização de equipamentos adequados instalados de acordo com a necessidade de cada cliente.
__________________________________________________________
- RESÍDUOS DE PAPEL
Reciclar papel é uma forma de reaproveitar parte das coisas que jogamos fora. Coisas que, com o restante do nosso lixo, acabariam desperdiçadas nos lixões e aterros das cidades.
Cerca de 40% do lixo urbano é papel e desses 38% são reciclados no Brasil. A reciclagem industrial de papel atualmente recupera 30% dos papéis descartados no Brasil, com grandes vantagens para o ambiente. Produzir papel reciclado é uma forma moderna de diminuir os problemas ambientais causados pelo processo industrial de fabricação, além de reduzir o desperdício na utilização dos materiais. Essa é uma nova postura na sociedade, preocupada em reaproveitar materiais já utilizados.
Cada tonelada de papel reciclada poupa, em média:
- 60 eucaliptos adultos (conforme o processo industrial usado);
- 2,5 barris de petróleo;
- 50% da água usada na fabricação normal (ou 30.000litros);
- O volume de cerca de 3 metros cúbicos nos lixões e aterros.
A reciclagem do papel também gera menos poluição da água (65%) e do ar (26%) do que a fabricação a partir da celulose virgem.
__________________________________________________
- RESÍDUOS DE PLASTICO
O lixo brasileiro contém de 5 a 10% de plásticos, conforme o local. São materiais que, como o vidro, ocupam um considerável espaço no meio ambiente. Plásticos são derivados do petróleo, produto importado (60% do total no Brasil). A reciclagem do plástico exige cerca de 10% da energia utilizada no processo primário. Do total de plásticos produzidos no Brasil, só reciclamos 15%. Un dos empecilhos é a grande variedade de tipos de plásticos. Uma das alternativas seria definir um tipo específico de plastico para ser coletado.
- Os Plásticos recicláveis são: potes de todos os tipos, sacos de supermercados, embalagens para alimentos, vasilhas, recipientes e artigos domésticos, tubulações e garrafa de PET, que convertida em grânulos é usada para a fabricação de cordas, fios de costura, cerdas de vassouras e escovas.
- Os Plásticos não recicláveis são: cabos de panela, botões de rádio, pratos, canetas, bijuterias, espuma, embalagens a vácuo, fraldas descartáveis.
________________________________________________________________
- RESÍDUOS DE PET
No Brasil, o uso das embalagens PET (politereftalato de etileno) está crescendo e substituindo embalagens como: latas de flandres, vidros, multilaminados (tipo "longa vida" ou "caixinha") e até de outros plásticos. Hoje é comum observar o PET em garrafas de suco, refrigerantes, óleos vegetais, água mineral.
Vantagens da reciclagem das garrafas PET:
- Redução do volume de lixo nos aterros sanitários e melhoria nos processos de decomposição de matérias orgânicas nos mesmos;
- Economia de petróleo pois o plástico é um derivado;
- Economia de energia na produção de novo plástico;
- Redução dos preços para produtos que têm como base materiais reciclados;
- É muito difícil a sua degradação em aterros sanitários.
_______________________________________________________________
- RESÍDUOS DE VIDRO
O Brasil produz em média 890 mil toneladas de embalagens de vidro por ano, usando cerca de 45% de matéria-prima reciclada na forma de cacos. Parte deles foi ferado como refugo nas fábricas e parte retornou por meio da coleta.
46% das embalagens de vidro são recicladas no Brasil, somando 390 mil ton/ano. Desse total, 40% é oriundo da indústria de envaze, 40% do mercado difuso, 10% do "canal frio" (bares, restaurantes, hoteis etc) e 10% do refugo da indústria.
_______________________________________________________
- RESÍDUOS DE METAIS
A reciclagem do metal é de extrema importância para o meio ambiente. Quando reciclamos o metal ou compramos metal reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza (rios, lagos, solo, matas). Não podemos esquecer também, que a reciclagem de metal gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de metal e outros materiais reciclados.
E em parceria com a Servimetals , buscamos soluções compatíveis e sustentáveis para o gerenciamento desses resíduos.
|